Sua oferta de serviço é a ideal para o seu cliente?

A RD queria entender o que faz com que algumas empresas tenham mais potencial de sucesso com o Inbound Marketing do que outras. Por que alguns clientes conquistam resultados muito bons em pouco tempo, enquanto outros se esforçam tanto e parecem não sair do lugar?

Para encontrar essa resposta, fizemos um estudo aprofundado, que incluiu dados de todos os clientes da história da RD e mais de 400 variáveis diferentes para análise. Com base nos resultados de diversos cruzamentos de dados, identificamos que algumas características da empresa têm uma relação muito forte com o seu potencial de sucesso no Inbound Marketing. Chamamos essas características principais de “Variáveis Primárias” e de acordo com elas, criamos uma classificação para as empresas em Perfis de A a D. Essas variáreis são: visitas ao site, número de funcionários e faturamento. 

Ao interpretar os resultados do estudo, percebemos que o número de visitas ao site é um dos melhores indicadores para avaliar a maturidade digital de uma empresa. Ou seja, quanto mais visitas ao site uma empresa tem, melhor é a sua chance de ter sucesso com uma estratégia de Inbound Marketing. O número de funcionários e o faturamento anual da empresa também se mostraram muito relevantes para determinar o seu potencial de sucesso, porque esses indicadores estão fortemente atrelados ao nível de dedicação e à capacidade de investimento que a empresa terá.

Além das variáveis primárias, estudamos também outros fatores que têm impacto no potencial de sucesso do cliente, como a existência de um departamento de marketing na empresa, o uso de softwares de presença digital e até a escolha de um domínio de e-mail corporativo, ao invés do pessoal. A partir dessas conclusões, a classificação em Perfis de A a De nos ajuda a entender o momento de cada empresa e suas necessidades. Confira o infográfico:

MicroPequenaMédia
FortePerfil BPerfil APerfil A
MédioPerfil CPerfil CPerfil C
FracoPerfil DPerfil CPerfil C
Muito FracoPerfil DPerfil DPerfil D

 

Presença Digital
Muito Fracode 0 a 300 visitantes
Fracode 301 a 1000 visitantes
Médiode 1001 a 5000 visitantes
Fortemais de 5000 visitantes
Tamanho da empresa
Microde 0 a 300 visitantes
Pequenade 301 a 1000 visitantes
Médiade 1001 a 5000 visitantes

 

Entenda cada perfil

Perfil A: Empresas classificadas como Perfil A já são digitalmente maduras e, na maior parte das vezes, estão preparadas para começar a investir em uma estratégia mais complexa. Elas possuem todos pré requisitos para ter sucesso com um projeto de Inbound Marketing completo e estão no momento ideal para começar.

Perfil B: Empresas de Perfil B são boas oportunidades para oferecer seus serviços de Inbound Marketing. Elas não são tão maduras digitalmente quando as empresas de Perfil A, mas já possuem bons indicadores de negócio e têm grande potencial de atingir sucesso fazendo uma estratégia completa de Inbound.

Perfil C: As empresas de Perfil C também são iniciantes, mas estão começando a alcançar os primeiros resultados com o marketing digital. O melhor caminho é fazer uma boa avaliação para entender suas necessidades e oferecer os serviços adequados ao momento da empresa. Melhorando o volume de tráfego e tendo uma agência ou consultoria responsável por cuidar do seu marketing, em pouco tempo essa empresa poderá estar pronta para começar uma estratégia de Inbound.

Perfil D: As empresas classificadas como Perfil D são geralmente iniciantes no marketing digital, que têm pouco tempo e/ou pouco investimento em presença online. Elas possuem um número baixo de visitantes acessando seu site e, na maioria das vezes não há um funcionário dedicado a cuidar da estratégia de marketing. Essas empresas precisam de um trabalho específico de fortalecimento da sua presença digital antes de estarem prontas para apostar no Inbound Marketing.