Gestão da Agência

Nas últimas décadas, inúmeras transformações aconteceram no mundo de negócios. Em cada período, tínhamos uma “palavra” da vez, uma tendência que as empresas seguiam fortemente para alcançar. De foco em qualidade, passando por processos até chegar ao universo da inovação, o modelo de agência foi se moldando, se descobrindo enquanto negócio.

No final das contas, a resiliência às mudanças tecnológicas e a capacidade de se reinventar em cima do comportamento dos consumidores foi o que manteve as agências em crescimento, em evolução.

Ter resiliência e adaptabilidade ao mercado requer certos pilares, não é somente no discurso, mas nas ações que você pratica no dia a dia da sua agência. Por isso, chegamos à conclusão que existem 4 pilares essenciais para a gestão do seu negócio: Visão Estratégica + Marketing & Vendas + Operação + Liderança.

Entenda melhor

Visão Estratégica: Indica a sua visão de crescimento, ou seja, se você conseguiu definir uma Proposta de Valor coerente com uma Oportunidade de Mercado, seja em cima de um segmento ou perfil de cliente específico. Isso te permite visualizar onde você possa estar em determinado tempo.

Marketing & Vendas: É essencial que você construa um Funil saudável, uma máquina de vendas previsível e escalável. Por isso, ter muito claro a sua Oportunidade de Mercado te ajudará a definir melhor o seu ICP (Ideal Customer Profile), traçar suas estratégias de marketing para gerar demanda, qualificar e converter melhor suas vendas de maneira recorrente.

Operação: Como um negócio dentro da economia digital, é preciso ter uma operação cada vez mais ágil e focada em resultados reais para os clientes. Para isso, é essencial que você tenha claro toda a jornada do seu cliente, defina uma metodologia de trabalho, documente processos, tenha um controle e mensure não só os resultados dos projetos, mas a sua capacidade de produção e entrega.

Liderança: Sendo a cola que une os outros pilares, é imprescindível que você construa uma identidade organizacional transparente, proativa e colaborativa. Não basta só construir e documentar os “valores” da sua agência, é preciso mostrar nas pequenas ações diárias, criar um canal de comunicação efetivo e ativo para transmitir sua visão estratégica, conectar do marketing à operação e desenvolver em conjunto o seu time.

É óbvio que há muito a se falar e diversos outros “detalhes” para se preocupar ou aprofundar na gestão do seu negócio, mas tenha em mente que se você está deixando a desejar em um dos pilares acima, a sua empresa pode não se sustentar por muito tempo.